Mini-cursos

03/09/2017 9:00-12:00

Comunicación D2D para la 5G de Arquitecturas de Redes Celulares: De la Teoría a la Práctica

Autores responsables: Alex Vidigal Bastos e Diógenes Cecílio da Silva Júnior.
Resumen: Esta proposta de minicurso tem o objetivo de apresentar a possibilidade de utilização da tecnologia de comunicação D2D em redes celulares, o que inclui o estado da arte, bem como uma visão geral de trabalhos que ilustram as tendências de pesquisa e os principais desafios da área. O trabalho proposto possui perfil teórico e prático, através da explanação sobre comunicação D2D e apresentação do SimuLTE (OMNet++).

Redes de Sensores Inalámbricos Industriales

Autores responsables: Ruan Delgado Gomes e Iguatemi E. Fonseca.
Resumen: O uso de Redes de Sensores sem Fio (RSSF) para a implementação de sistemas de monitoramento e controle em ambiente industrial apresenta um conjunto de vantagens, quando comparado com o uso de redes cabeadas, como o baixo custo e a grande flexibilidade. No entanto, para que essas redes possam ser utilizadas em aplicações que possuem requisitos críticos de confiabilidade e determinismo, vários desafios devem ser enfrentados. Problemas de interferência, sombreamento e atenuação por multipercurso podem afetar significativamente a qualidade do canal sem fio em ambientes industriais. Além disso, é necessário lidar com as variações que ocorrem na qualidade do canal sem fio no decorrer do tempo. Para lidar com estes problemas, novos padrões e protocolos têm sido propostos, de modo a oferecer maior confiabilidade e determinismo, em comparação com os protocolos mais antigos e usualmente utilizados para a implementação de RSSFs. Este documento apresenta uma proposta de minicurso a ser ministrado no XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, com o tema “Redes de Sensores sem Fio Industriais”. No minicurso, serão discutidos os desafios para a implantação de RSSFs industriais, a partir de resultados obtidos em estudos experimentais e de simulação. Também serão apresentados os novos padrões desenvolvidos para este tipo de rede. Por fim, serão apresentados resultados recentes de estudos sobre estimação de qualidade de link e alocação dinâmica de canais em RSSFs industriais.

Comunicaciones por satélite

Autores responsables: Leonardo Aguayo e A. Judson Braga.
Resumen: Neste minicurso pretende-se apresentar, de forma resumida, alguns aspectos que devem ser considerados na elaboração de um sistema satelital, incluindo um estado da arte parcial sobre o tema. Descreve-se aqui desde os aspectos de propagação e antenas aos parâmetros dos principais padrões de comunicação por satélite, incluindo elementos de rede como canais de tráfego e controle, buscando a contextualização do mercado e do que está disponível em território nacional.

03/09/2017 14:00-17:00

Redes corporales inalámbricas: un nuevo paradigma de red

Autores responsables: Vinicius Ferreira e Debora Muchaluat-Saade.
Resumen: Avanços na eletrônica permitiram o desenvolvimento de sensores biomédicos miniaturizados e inteligentes, que podem ser utilizados para monitorar o funcionamento do corpo humano. O uso da comunicação sem fio se mostrou uma alternativa mais adequada, que proporciona menor incômodo aos pacientes e maior custo-benefício. A fim de explorar plenamente os benefícios das tecnologias sem fio na telemedicina, um novo tipo de rede sem fio emergiu: as redes corporais sem fio ou as Wireless Body Area Networks - (WBANs). No entanto, desafios técnicos e sociais devem ser tratados para permitir sua adoção prática. Alguns desses desafios já são conhecidos de outros cenários, como os requisitos de operação para uma rede sem fio, a eficiência energética, os poucos recursos computacionais e a composição heterogênea da rede. Porém, alguns fatores como o uso do corpo humano como meio de propagação, os efeitos da radiação no tecido humano e variações na movimentação do corpo fazem das redes corporais sem fio um novo paradigma de redes de comunicação sem fio. O principal objetivo deste minicurso é a discussão sobre os principais conceitos, desafios e perspectivas para redes corporais sem fio, área de grande oportunidade para pesquisa e desenvolvimento.

Geometría de la información

Autores responsables: Charles Cavalcante e Sueli Costa.
Resumen: Embora suas origens possam ser traçadas à década de 1940, nos últimos anos, após a consolidação dos seus fundamentos por S. Amari, a área de geometria da informação tem atraído a atenção de vários pesquisadores pelo potencial de aplicação de suas ferramentas. Esta pauta-se pelo entendimento de modelos geométricos de diferentes distribuições de probabilidade, métricas e medidas de divergência os quais naturalmente conectam-se com vários problemas em comunicações e processamento de sinais. Várias aplicações tem se beneficiado de métodos geométricos que exploram os aspectos “curvos“ do espaço de interesse. Dentre elas podemos citar: codificação, otimização com restrições, detecção em radar, clustering, filtragem adaptativa, interface cérebro-máquina, processamento de imagens, processamento de voz, econometria, processamento espaço-temporal e várias outras. Nosso propósito neste minicurso é o de apresentar os conceitos fundamentais da geometria da informação e discorrer sobre várias aplicações que apresentam ganhos de desempenho quando métodos da geometria não-euclidiana associada ao espaço das distribuições de probabilidade são empregados.

Enrutamiento en IoT - Protocolos, Movilidad y Seguridad

Autores responsables: Estefânia Arata, Jeferson Cotrim e João Kleinschmidt.
Resumen: Esse trabalho apresenta a proposta de um minicurso para o SBrT2017 e tem como tema principal o roteamento em Internet das Coisas (IoT). Serão descritas as principais características de roteamento para IoT, abordando novas propostas e o protocolo RPL, padronizado pelo IETF para redes de baixa potência com perdas. Duas questões importantes para os novos protocolos e como fazer o roteamento seguro e como tratar a mobilidade dos nós na rede. Estes problemas serão discutidos e as principais soluções existentes serão abordadas, bem como os desafios de pesquisa. Por fim, são apresentados exemplos práticos de simulação do RPL no sistema operacional Contiki.

Comunicaciones de luz visible: sistemas, dispositivos y diseños.

Autores: Flávio R. Ávila (UERJ), Michel P. Tcheou (UERJ), Germano M. Penello (UFRJ), Fernando M. Fernandes (UERJ) e Lisandro Lovisolo (UERJ).
Resumen: In this tutorial we discuss the use of Visible Light Communications and how such systems are expected to improve and augment capacity in the last mile. We present a review on the different systems and techniques that have been proposed and tested using visible light as basic resource for transmission. System structures, modulation techniques, application scenarios, and characteristics of emitters and detectors that push VLC technology are discussed. The particularities of the LED and the photodiode that are relevant to communications are presented, and recent techniques proposed to address devices imperfections are surveyed.